quinta-feira, maio 10, 2012


O tucumã

12
Minha festinha de niver foi simples, só para a família mesmo, mas foi bem legal. Eu que fiz o bolo e tb fiz um pavê de pêssego. Nada era light e eu nem engordei e olha que eu comi bastante...hehehe.
Queria falar pra vcs sobre um fruto daqui na região norte desse Brasilzão.

O tucumã.
Gente, vou confessar pra vcs: hj eu acho uma delícia, mas mesmo sendo nativa, demorei a gostar. É um fruto oleoso e o gosto é bem exótico. Quem prova pela primeira vez é provável não gostar. Alguns são amargos e travosos, esses não são bons de comer, e outros são mais doces, uma delícia. Comemos ele puro ou então fazemos um sanduíche, que chamamos de x-caboquinho (pão francês - eu troquei pelo integral, queijo coalho e lascas de tucumã) ou comemos com tapioca. Ambos fazem muito sucesso por aqui. Eu simplesmente amo!
 
Quanto ao valor nutricional e calórico: é riquíssimo em vitamina A, tendo a vitamina 90 vezes mais que o abacate e 3 vezes superior a da cenoura, possuindo também alto teor de vitamina B (tiamina) e alto teor de vitamina C, rivalizando com os cítricos. Possui também alto valor energético (470 calorias por 100 gramas). É muita energia. Mas as pessoas não devem exagerar. Consumir três unidades por dia já é suficiente.

E como vcs podem ver na foto, mais da metade de seu tamanho é só o caroço. Muitos ribeirinhos e indígenas utilizam o caroço para fazer artesanato (brinco, anéis e etc).
Agora, mudando de assunto, palmas para mim, que ontem levantei a bunda do sofá e fui caminhar/correr. Gente, fazia um mês que não praticava nenhuma AF. Que bom que não engordei nesse tempo. Mas é assim, vc deixa de fazer um dia e no outro não quer mais, promete fazer na semana seguinte e vai enrolando, enrolando e quando vê, já passou 1 mês.

Xô, preguiça”

12 comentários:

Expatriada disse...

Oi Lauren! Amo bolo de aniversário! E aqueles bombons de casamento..rs
Não conheço a fruta, a aparência é boa :)
E parabéns por ter retomado com a AF. Eu deveria fazer o mesmo.

Beijocas

Desabafo.com disse...

aí tô nessas promessas aí viu digo hj eu faço ,e nada amanhã e nada eassim vai ! bjo ke .

Thaís SV disse...

Eu tava assim nas promessas umas semanas atrás... amanhã eu vou, amanhã eu vou e sempre dando uma desculpa para não ir - frio, menstruação, provas, trabalhos... mudei de ideia. Agora eu VOU, porque o mais importante do dia sou eu, depois o resto!
Não desanime, será melhor para você e sua saúde!!!

:D

Anônimo disse...

Minha flor, vim agradecer a mensagem de aniversário que me deixou. Seu carinho é muito importante pra mim. Fico feliz em conhecer outra taurina, gente boa! Espero que seu dia tenha sido lindo e especial também. Muita luz e saúde nesse novo ciclo, querida. Um super beijo!

Daniele Silva disse...

É isso aííí Melllzinhaaa, fico feliz que meu post te animou. Vamos nos mexerrrrr...rsrs.

Olha só, nunca ouvi falar deste fruto. Confesso que estranhei o lanche...huauhahuahua, mas experimentaria numa boa. Um viva à diversidade do nosso Brasilzão.

Bjoss flor.

Algodão Doce Light disse...

Nossa!! fiquei surpresa com as fotos!! Emtrês meses vc pulou de 80 para 69!! isso é incrível..rsrsrs...vou ler mais seu blog!! Preciso de motivação = )
bjos
P.S .participa do meu blog :)

«√¡√¡» disse...

Ehhhh parabens Mel!!! Linda a foto, adorei!! E que novinha vc é!!! :-)

Bethynha disse...

mto obrigada pelo apoio querida..aos pouquinhos eu vou conseguindo me controlar..esse findi fiquei super na linha..
ah e parabens ne
bjao e bom inicio de semana

Iara Maria Carvalho disse...

hummmmmmm.... que bolo lindo!

nunca ouvi falar desse fruto, eita brasilzão cheio de diversidade!

boa sorte na sua caminhada!

quando tiver um tempinho, dá uma passada no meu blog Violoncela :)

beijossss

Jack disse...

ameii seu blog..
tbm estou nessa luta do emagrecimento..
me favorita
quem sabe podemos nos ajudar..
bjuss

Anônimo disse...

E aí melzinha magrela, tudo bem ??? Essas palavras também me tocaram, não só no quesito casamento, mas em tudo que apontamos os outros e não enxergamos um palmo diante dos nossos olhos. Grande beijo lindona :0)

Anônimo disse...

Parabéns mesmo atrasadinho ;)
Pavê de pêssego..meu favorito...nhannhan...

Tucumã?
Parece bom rsrsr

Beijossssssssss