sábado, janeiro 21, 2012


Óleo de Coco

2
Ano passado, por volta de novembro, lembro da mamãe ter dito que tinha comprado óleo de coco porque viu no Bem Estar que ele faz bem e é bom para emagrecer. O pote ficou lá guardado por esse tempo todo, ela nunca usou.

Depois da resolução de emagrecer com saúde em 2012, senti curiosidade de saber mais a respeito dele por ser uma das substâncias mais comentadas do momento. 

É basicamente isso que vou descrever a seguir:

Quando consumido da maneira correta, ele ajuda a reduzir a fome e ainda a queimar gordurinhas. A gordura de coco é capaz de gerar calor e queimar calorias, favorecendo a perda de peso, também é indicado para diminuir os triglicérides e o mau colesterol (LDL), aumentar o bom colesterol (HDL) e tem característica anti-inflamatória.
Mas o qual é o consumo correto do óleo de coco? 

A maioria das pesquisas que li recomenda o uso de 2 a 4 colheres (sopa) por dia. Mais do que isso, ele pode engordar, principalmente se não seguir uma dieta com poucas calorias e fugir dos exercícios, pois o óleo de coco é fonte de gordura e, por isso, não é magro: tem 90 calorias em uma colher de sopa. Nessa quantidade recomendada, ele diminui a fome e favorece a perda de peso. O óleo de coco não é um medicamento e, sim, um alimento complementar. Sendo assim, é preciso consumi-lo todos os dias para perceber os benefícios.  Ele tem sabor agradável, eu já provei, e pode ser consumido puro. Ele também não altera o sabor de outros alimentos, o que permite usá-lo em substituição ao óleo de soja ou canola, e ainda misturá-lo em sucos e vitaminas, como tempero para saladas ou na receita de bolos e doces (esqueçamos essa última parte porque ainda não estou me permitindo comer essas iguarias).

Depois de ler essas coisas todas, disse pra mamãe que ia começar a usar o potinho que ela comprou. Me espantei com o preço: R$43,70.

Hoje temperei a salada do almoço com ele e mais tarde tomei uma colher (sopa ).

sexta-feira, janeiro 20, 2012


SOP

1
Hoje eu queria falar sobre uma vilã na minha vida e que dificulta bastante a minha perda de peso.

A SOP - Síndrome de Ovários Policísticos.

O que é? É uma doença endócrina e ginecológica complexa, que tem como elementos principais hiperandrogenismo (aumento da produção de hormônios masculinos, como a testosterona) e anovulação crônica. Falando mais claro, é caracterizada por atrasos ou mesmo ausência das menstruações. Associada a anovulação crônica, as pacientes costumam apresentar hirsutismo (aumento de pêlos), acne, seborreia, obesidade, infertilidade - aqui eu não diria infertilidade, mas sim dificuldades para engravidar. Tudo isso eu tenho, menos a última, porque eu nunca tentei...rs.

Ainda não se sabe se é a SOP que causa o excesso de peso ou se é o excesso de peso que causa a SOP.

Mas o que causa a irregularidade menstrual? Por causa do aumento dos hormônios masculinos, quem sofre com a doença tende a ter uma maior quantidade de ciclos não ovulatórios e uma maior resistência dos ovários aos hormônios femininos, o que dificulta a produção dos óvulos.  

Então, porque a SOP é uma vilã? Porque ela causa significativo aumento de peso, podendo chegar à obesidade se não for controlada.

Minha primeira menstruação foi aos 13 anos. Dizem ou diziam que era comum que  no primeiro ano houvesse essa irregularidade menstrual, só que os anos se passaram e eu nunca regulei por vontade própria. 

Sinceramente? Não lembro a primeira vez que fui a ginecologista, deve ter sido por volta de 14/15 anos e foi quando fui diagnosticada com a SOP. 
Tratamento indicado? Anticoncepcional. Por que? Porque as doses hormonais contidas nele estimulam a ovulação regular. O prazo do tratamento inicial foi de 6 meses, mas eu senti muito quando comecei a tomar o remédio (Diane). Sentia uma fome absurda e leves dores de cabeça. Parei o tratamento com 3 meses. E durante muito anos da minha vida, recomecei e parei por vontade própria devido ao aumento de peso em um espaço muito curto de tempo. Mudei de médica e mudei de anticoncepicional, que me trouxe menos ganho de peso porque tem menos doses hormonais, em compensação acaba com meu bolso (Gracial - R$33,00). Mas eu nunca levo o tratamento a ferro e fogo. Começo e paro.

Para ter uma ideia, desde fui hospitaizada em 2010, devido a Apendicite Aguda Supurada (falei bem rápido sobre isso no meu primeiro post aqui no blog), não menstruei mais. Durante quase 1 ano, Nov/2010 a Set/2011 não menstruei e não fiz nenhum estimulo com remédios. Em Setembro/2011 tomei remédio para vir a menstruação e em seguida voltei a tomar o Gracial por 1 mês. Quando segui para a 2a. caixa, esquecí de comprar e deixei de tomar, não menstruei no mês seguinte até hoje. Há 5 dias comecei a tomar o remédio (Provera) que faz a menstruação vir. São 5 comprimidos. Agora tenho que aguardar ela vir para começar a tomar o Gracial pela milésima vez.

A SOP não tem cura, nem com cirurgia. O que há é o tratamento, mas como relatei acima, ele maltrata. Eu já tenho tendencia para engordar (minha avó é obesa e minha mãe faz controle alimentar), então tomar doses de hormonios que são contidos no anticocepcional é complicado.

Um artigo sobre a SOP diz assim: 

"A mudança de hábito de vida, por meio da reeducação alimentar e exercício físico, consiste no tratamento de primeira linha. A perda de peso resultante favorecerá a queda dos androgênios circulantes, melhorando o perfil lipídico e diminuindo a resistência periférica à insulina; dessa forma, contribuirá para o decréscimo no risco de aterosclerose, diabetes e regularização da função ovulatória. A prescrição de contraceptivos hormonais orais de baixa dose, por sua vez, propiciarão o controle da irregularidade menstrual e redução do risco de câncer endometrial."

quinta-feira, janeiro 19, 2012


Aliados na R.A.

2
Uns 7 anos atrás participei de um grupo de apoio de reeducação alimentar da Unimed Manaus. Lembro que estava pesando 73 kg na época e consegui perder 8 kg em 1 mês, depois eu achei os kgs novamente e tudo desandou =(

Mas lembro de muitas coisas que a nutricionista falava. Exemplo, uma RA (Reeducação Alimentar) não significa dieta radical, se privar de alimentos ou deixar de comer o que se gosta. Lembro de falar pra ela que eu amava/amo comer ovo frito. Sabe o que ela me disse, que não tinha problema nenhum em comer ovo frito, só não precisava comer todos os dias ou então, eu poderia comê-lo fazendo uma combinação, ou seja, poderia ser assim, no dia em que eu quisesse comer ovo frito, apenas um, eu evitaria comer com pão. Entende? E assim poderia ser com todos os outros alimentos que eu gostasse. Outro exemplo, disse pra ela que eu gostava/gosto muito de bolacha doce e que eu comia um pacote de Bono em questão de minutos. Então, ela sugeriu que eu comesse apenas 3 bolachas doces sem recheio.

Então, minha RA na época foi baseada nos alimentos que eu gostava de comer. A RA era individual, ou seja, a minha RA era diferente de todos os outros do grupo. Deu super certo e aliados a prática de exercícios físico.

Por isso, hoje eu queria falar sobre alguns aliados de uma RA que passaram a fazer parte da minha vida essa semana.
Descobri que o pão integral caseiro que a minha mãe compra, além de fibras, é rico em LINHAÇA (que não deixa de ser uma fonte de fibra). Como já devem saber, ela é uma forte aliada na eliminação de peso. Além de muitas outrOs benefícios à saúde.

Outro aliado é o AÇÚCAR LIGHT ou açúcar magro. Ele é ótimo para quem não consegue se adaptar ao adoçante. Ele adoça duas vezes mais do que o açúcar comum e com menos calorias. Para uma xícara de leite desnatado basta apenas uma colherinha (chá).

Também tenho tomado bastante LEITE DESNATADO, porque é rico em cálcio e baixo em gorduras. No começo você estranha a textura e o sabor, mas acaba acostumando.

10 anos atrás, 17 kgs atrás.

1
Coloquei essas duas fotos no meu quarto uns anos atrás, diz que era para me dar incentivo e inspiração para emagrecer. Nunca realmente usei-as como inspiração. Estão bem desfocadas porque são fotos da fotos. Elas devem ser de uns 10 anos atrás. Eu pesava exatamente 63kgs, usava tamanho 40 e já me achava gorda, sério mesmo! Até hoje tenho essa calças jeans guardadas, na esperança de um dia voltar a caber nelas.

Hoje olho para essas fotos e digo para mim mesma que vou conseguir me reeducar na alimentação e eliminar muitos quilos. 

Resolvi tirar uma foto atual no mesmo lugar, com o mesmo estilo de roupa (calça jeans e blusinha justa). Meooo deosooo, eu sei, ficou um horror! 
Gorda e blusa justa, colada no corpo, não combinam. Esse tipo de blusa já não faz mais parte do meu guarda-roupa há alguns anos, desde que os pneus começaram a ficar indisfarçáveis. Essa calça jeans é a única que está cabendo em mim, ela tem lycra e é tamanho 42. Comprei só faz uns 6 meses e eu tinha 4 ou 5 kgs a menos na época.  Tenho uma outra tamanho 44 e tá bem apertada. Fico pensando como eu posso ter me descontrolado tanto a ponto de engordar muito  em apenas alguns meses. Fico triste!

Meu corpo é bem de mulher brasileira mesmo. Coxas e pernas grossas, bundão e cintura fina. Então quando engordo tudo engorda exageradamente, a ponto de eu ficar com cintura de ovo. O bração é de família, mesmo que eu emagreça o braço não emagrece na mesma proporção, não. Costumo dizer que tem duas coisas em mim que não gosto: os pés e os braços.

quarta-feira, janeiro 18, 2012


Pão Integral

1
Sei que ainda é cedo para dizer, mas o fato é que eu já me sinto menos inchada. Devo ter elimado alguma coisa, já. Não muita, claro! É apenas o começo de uma mudança.

O legal de tudo é que minha mãe me apoia 100%, na verdade ela super pega no meu pé. "Mellissa tá na hora de caminhar". "Mellissa comprei isso pra tua dieta" e etc.

E numa dessas, ela tá me fazendo comer pão integral. Nunca, em nenhuma dieta que eu já tenha feito, comia pão integral. Sempre achei horrível, ruim, sem gosto. Mas a mamis comprar pão integral caseiro e é uma delícia!

 Na verdade, meu problema de engordar não é devido ao pão. Pra ter uma ideia, eu só comia qualquer tipo de pão se tivesse em casa, se não tivesse não é era problema. Não era algo que eu fazia questão de comer todos os dias.

terça-feira, janeiro 17, 2012


Caminhadas

1
Hoje, aliada ao meu processo de eliminação de peso, comecei a fazer caminhadas. Eu bem sei que exercicios físicos ajudam na perda de peso.

E caminhar hoje foi especial, tava chovendo bem fininho e derrepente se forma aquele arco-íris lindo!
 Não tem sido muito fácil, a diminuição da quantidade de comida e o aumento da quantidade de refeição por dia, tem me dado uma leve dado uma leve dor de cabeça. É complicado comer quando não se está com fome. É complicado comer uma maçã, quando se quer comer um sanduíche...rs.

Mas, força Mellissa!

segunda-feira, janeiro 16, 2012


Inicio

0
Passei a maior parte do ano de 2010 quase chegando nos 80 kg. Sei que eu já estava bem acima do peso, porque minha altura é de 1,67m.

Em Novembro/2010, fui submetida a uma cirurgia de emergência. Apendicite aguda supurada. Fiquei entre a vida e a morte por causa da infecção generalizada que ocorreu com a perfuração do apendice. Graças a Deus, eu sobrevivi. Depois de um período de 20 dias internada, cheguei a pesar 90 kgs, de tão inchada que eu fiquei, mas com a recuperação, ainda no hospital, eu fui perdendo peso. Tive alta do hospital e já em casa perdi mais peso ainda.

Essa foto abaixo foi em Fevereiro/2011.


O fato é que comecei 2011 (ano passado) com 73 kg. Consegui manter por alguns meses, mas depois relaxei e aqui estou eu, começo de 2012, pesando exatamente 80 kgs.

Claro, que como toda mulher e toda promessa de começo de ano, quero emagrecer. Minha meta é sair da casa dos 70, pelo menos. Mas, de verdade mesmo, queria até sair da casa dos 60. Pesar 55kgs é o meu objetivo. Por isso criei esse blog. Quero relatar aqui o período do emagrecimento, porque quando eu quero, eu consigo. Mas o fato é que percebi que quando não se é mais tão novinha (vou fazer 32), a perda de peso não é tão acelerada. Na verdade, eu não quero fazer uma dieta, eu quero fazer uma reeducação alimentar.

Aqui pretendo compartilhar as minhas conquitas e dificuldades até chegar no meu objetivo.

Hoje tirei minhas medidas e realmente fiquei bem triste. Essa foto abaixo foi tirada hoje (não reparem na cicatriz na barriga em decorrencia da apendicite).


Peso: 80 kg
Cintura: 89 cm
Quadril: 114 cm
Coxa: 66 cm
Braço: 37 cm

Pretendo tirar todas as medidas novamente daqui a 15 dias e manter um dieta e exercicios físicos. Vamos ver como será a evolução.