sexta-feira, janeiro 20, 2012


SOP

1
Hoje eu queria falar sobre uma vilã na minha vida e que dificulta bastante a minha perda de peso.

A SOP - Síndrome de Ovários Policísticos.

O que é? É uma doença endócrina e ginecológica complexa, que tem como elementos principais hiperandrogenismo (aumento da produção de hormônios masculinos, como a testosterona) e anovulação crônica. Falando mais claro, é caracterizada por atrasos ou mesmo ausência das menstruações. Associada a anovulação crônica, as pacientes costumam apresentar hirsutismo (aumento de pêlos), acne, seborreia, obesidade, infertilidade - aqui eu não diria infertilidade, mas sim dificuldades para engravidar. Tudo isso eu tenho, menos a última, porque eu nunca tentei...rs.

Ainda não se sabe se é a SOP que causa o excesso de peso ou se é o excesso de peso que causa a SOP.

Mas o que causa a irregularidade menstrual? Por causa do aumento dos hormônios masculinos, quem sofre com a doença tende a ter uma maior quantidade de ciclos não ovulatórios e uma maior resistência dos ovários aos hormônios femininos, o que dificulta a produção dos óvulos.  

Então, porque a SOP é uma vilã? Porque ela causa significativo aumento de peso, podendo chegar à obesidade se não for controlada.

Minha primeira menstruação foi aos 13 anos. Dizem ou diziam que era comum que  no primeiro ano houvesse essa irregularidade menstrual, só que os anos se passaram e eu nunca regulei por vontade própria. 

Sinceramente? Não lembro a primeira vez que fui a ginecologista, deve ter sido por volta de 14/15 anos e foi quando fui diagnosticada com a SOP. 
Tratamento indicado? Anticoncepcional. Por que? Porque as doses hormonais contidas nele estimulam a ovulação regular. O prazo do tratamento inicial foi de 6 meses, mas eu senti muito quando comecei a tomar o remédio (Diane). Sentia uma fome absurda e leves dores de cabeça. Parei o tratamento com 3 meses. E durante muito anos da minha vida, recomecei e parei por vontade própria devido ao aumento de peso em um espaço muito curto de tempo. Mudei de médica e mudei de anticoncepicional, que me trouxe menos ganho de peso porque tem menos doses hormonais, em compensação acaba com meu bolso (Gracial - R$33,00). Mas eu nunca levo o tratamento a ferro e fogo. Começo e paro.

Para ter uma ideia, desde fui hospitaizada em 2010, devido a Apendicite Aguda Supurada (falei bem rápido sobre isso no meu primeiro post aqui no blog), não menstruei mais. Durante quase 1 ano, Nov/2010 a Set/2011 não menstruei e não fiz nenhum estimulo com remédios. Em Setembro/2011 tomei remédio para vir a menstruação e em seguida voltei a tomar o Gracial por 1 mês. Quando segui para a 2a. caixa, esquecí de comprar e deixei de tomar, não menstruei no mês seguinte até hoje. Há 5 dias comecei a tomar o remédio (Provera) que faz a menstruação vir. São 5 comprimidos. Agora tenho que aguardar ela vir para começar a tomar o Gracial pela milésima vez.

A SOP não tem cura, nem com cirurgia. O que há é o tratamento, mas como relatei acima, ele maltrata. Eu já tenho tendencia para engordar (minha avó é obesa e minha mãe faz controle alimentar), então tomar doses de hormonios que são contidos no anticocepcional é complicado.

Um artigo sobre a SOP diz assim: 

"A mudança de hábito de vida, por meio da reeducação alimentar e exercício físico, consiste no tratamento de primeira linha. A perda de peso resultante favorecerá a queda dos androgênios circulantes, melhorando o perfil lipídico e diminuindo a resistência periférica à insulina; dessa forma, contribuirá para o decréscimo no risco de aterosclerose, diabetes e regularização da função ovulatória. A prescrição de contraceptivos hormonais orais de baixa dose, por sua vez, propiciarão o controle da irregularidade menstrual e redução do risco de câncer endometrial."

1 comentários:

Carol disse...

Flor...eu tenho SOP...e a minha danada é agressiva, nao é só o fato de engordar nao....meu cabelo caiu todinho...minha pele encheu de espinhas...tudo isso pq parei com o anti.
Agora to na luta...quero meu bebezinho e vou conseguir em nome de JEsus....
eu sei como é sua luta...nao é facil amiga...
beijo