quinta-feira, janeiro 19, 2012


Aliados na R.A.

2
Uns 7 anos atrás participei de um grupo de apoio de reeducação alimentar da Unimed Manaus. Lembro que estava pesando 73 kg na época e consegui perder 8 kg em 1 mês, depois eu achei os kgs novamente e tudo desandou =(

Mas lembro de muitas coisas que a nutricionista falava. Exemplo, uma RA (Reeducação Alimentar) não significa dieta radical, se privar de alimentos ou deixar de comer o que se gosta. Lembro de falar pra ela que eu amava/amo comer ovo frito. Sabe o que ela me disse, que não tinha problema nenhum em comer ovo frito, só não precisava comer todos os dias ou então, eu poderia comê-lo fazendo uma combinação, ou seja, poderia ser assim, no dia em que eu quisesse comer ovo frito, apenas um, eu evitaria comer com pão. Entende? E assim poderia ser com todos os outros alimentos que eu gostasse. Outro exemplo, disse pra ela que eu gostava/gosto muito de bolacha doce e que eu comia um pacote de Bono em questão de minutos. Então, ela sugeriu que eu comesse apenas 3 bolachas doces sem recheio.

Então, minha RA na época foi baseada nos alimentos que eu gostava de comer. A RA era individual, ou seja, a minha RA era diferente de todos os outros do grupo. Deu super certo e aliados a prática de exercícios físico.

Por isso, hoje eu queria falar sobre alguns aliados de uma RA que passaram a fazer parte da minha vida essa semana.
Descobri que o pão integral caseiro que a minha mãe compra, além de fibras, é rico em LINHAÇA (que não deixa de ser uma fonte de fibra). Como já devem saber, ela é uma forte aliada na eliminação de peso. Além de muitas outrOs benefícios à saúde.

Outro aliado é o AÇÚCAR LIGHT ou açúcar magro. Ele é ótimo para quem não consegue se adaptar ao adoçante. Ele adoça duas vezes mais do que o açúcar comum e com menos calorias. Para uma xícara de leite desnatado basta apenas uma colherinha (chá).

Também tenho tomado bastante LEITE DESNATADO, porque é rico em cálcio e baixo em gorduras. No começo você estranha a textura e o sabor, mas acaba acostumando.

2 comentários:

Lívia Motta disse...

To adorando essa sua iniciativa amiga, pode contar comigo pra algumas dicas nutricionais. E vou entrar com você nessa também para eliminar esses malvados que atormentam nossas vidas.
1. Pra começar, o que é de suma importância, a RA. Não existe dieta eficaz se não existir a Reeducação Alimentar, pelo simples e óbvio fato de que enquanto você está seguindo um regime de restrição alimentar você está perdendo peso, com a alto-estima lá em cima, tudo perfeito. Então, eliminas os quilos desejado. Aí que o problema começa, pois vc sai daquele programa e passa a fazer tudo o que fazia ante: "errado". Então o que precisamos é aprender a comer de forma saudável, assim sempre manteremos o peso.
2. Os alimentos podem ser seus aliados e também os vilões dessa luta. Quanto aos mencionados, e de fato, os mais consumidos vamos ressaltar alguns pontos:
* Leite desnatado- é o que mais se vê recomendando por ai, mas vamos conhecer um pouco mais. Quando se diz que é "desnatado", significa que ele passou por um processo, e todo alimento quando passado por qualquer processo, seja ele físico ou químico, perde valores nutricionais consideráveis. Por exemplo: com simples fato fazer um suco liquidificado, você já perde valor nutricional da fruta, então, o indicado seria o semi-desnatado. "Ah Lívia, mas ele é mais calórico". Sim é, porém mais nutritivo. Estamos falando de perder peso com saúde.
* O açúcar - esse temos que tomar cuidado com o alto consumo. Recomendo o açúcar demerara, que é natural e adoça muito mais. Evitem ao máximo usar o mascavo, pois por seu processo de fabricação ser artesanal, corre o risco de contaminação alimentar.

Bethynha disse...

oi querida
seja bem vinda ao meu blog..estamos juntas nessa bataçha..com muiita força vc vencerá todos os obstaculos
bjaooo